BLOG 1 VIGORITO CHEVROLET

Revisão do carro: o que é e quando fazer?

O período de férias chegou, e é hora de investir na revisão do carro antes de cair na estrada com a família.

Afinal, isso irá garantir que o seu passeio não tenha nenhum imprevisto a respeito da capacidade do seu veículo, de levá-los a qualquer lugar que seja.

Mas, além da questão de não atrapalhar os seus planos nesse momento tão aguardado, a revisão é uma ação de extrema importância para a segurança do carro e dos seus ocupantes.

E nem todo mundo sabe, exatamente, como ela pode ser a garantia da sua tranquilidade. Aliás, esse é um assunto que vale a pena tratarmos com mais profundidade.

Venha entender melhor como são feitas as revisões veiculares e como elas podem ser o diferencial que irá manter a sua família mais segura nas viagens por aí.

 

O que é a revisão do carro?

A revisão do carro é um conjunto de práticas que visam avaliar e, caso seja necessário, corrigir peças e equipamentos que fazem parte do funcionamento do veículo.

Em suma, é uma análise aprofundada de como anda a saúde dos elementos que compõem a vida útil do seu carro, que vai desde a testagem do motor, até mesmo à parte elétrica, passando pelo sistema de freios e pneus.

A revisão avalia como estão os itens e propõe trocas, sejam elas para substituição de peças desgastadas ou para a manutenção de um bom funcionamento.

 

Qual a importância de fazer a revisão do carro periodicamente?

Provavelmente você já ouviu a expressão “é melhor prevenir do que remediar” e ela se adequa, perfeitamente, à importância de fazer a revisão do carro.

Afinal, esse procedimento visa avaliar como estão os elementos essenciais para o funcionamento correto do veículo, evitando que eles quebrem ou gerem um dano que irá impossibilitar seu uso.

Assim, é possível corrigir os pontos de desgaste e realizar uma manutenção preventiva, de modo a manter a saúde do motor e de outras partes essenciais para o funcionamento do carro.

Também, é importante destacarmos a questão da segurança. Quando você realiza revisões periodicamente, garante que o veículo não terá uma pane que colocará motoristas e passageiros em risco.

 

O que avaliar durante a revisão do carro?

A revisão do carro deve seguir um plano contínuo, indicada a cada 6 meses ou a cada 10.000 km rodados.

Entretanto, nem sempre será necessário trocar peças ou realizar uma manutenção mais incisiva, considerando que cada elemento do veículo tem a sua vida útil.

Nas revisões são avaliadas as condições desses itens, verificando se estão em perfeito funcionamento. Dessa maneira, garantindo que o carro não terá nenhuma perda, tanto em capacidade, quanto em utilidade.

Normalmente, as revisões veiculares avaliam:

 

Alinhamento e balanceamento

Esses dois procedimentos garantem a estabilidade do carro em seu rodar, reduzindo o consumo incorreto da borracha do pneu e influenciando também, em seu gasto de combustível.

Um carro alinhado e balanceado tem menos risco de perda de direção e desgaste do pneu a ponto de levá-lo a estourar durante o uso.

 

Freios

Outra etapa importante na revisão do carro, é a avaliação dos freios. É necessário testá-los periodicamente e realizar a troca preventiva de óleo e do próprio elemento.

É desnecessário reforçar a importância de ter um carro com os freios funcionando perfeitamente, não é mesmo?

 

Pneus

Seu carro está gastando mais combustível do que costuma? Pode ser o pneu, que está desgastado.

Os pneus são parte essencial no conforto, estabilidade, consumo e performance de um veículo. Por isso, revisá-los é uma maneira de garantir o bom funcionamento do carro e reduzir os gastos extras.

 

Filtros

Filtro de ar, filtro de óleo e filtro de combustível: essa tríade é a responsável pela proteção do motor, impedindo a entrada de partículas que podem comprometer o seu funcionamento.

Cada um deles possui uma vida útil, mas sempre devem ser avaliados quando o carro passar por revisão.

Afinal, se não estiverem em sua melhor capacidade, podem gerar um enorme problema para o motor.

 

Radiador e sistema de resfriamento do veículo

O que faz com que o carro se movimente, é o motor. Esse elemento, quando em funcionamento, é comum que se aqueça. Afinal, ele está, literalmente, fazendo força para que o seu veículo saia do lugar.

Mas, se ele se aquecer demais, pode causar uma pane geral. É o que chamamos de “fundir”.

Para evitar que isso aconteça, é essencial que o veículo possua um sistema de resfriamento em perfeito funcionamento.

Por isso, em todas as revisões, é avaliado se o radiador tem água e se ele está suprindo a necessidade de manter o motor do carro em uma temperatura segura.

 

Diferenças entre a revisão de um carro novo e seminovo

A principal diferença na revisão do carro novo e seminovo, é que os veículos novos costumam ser revisados diretamente na concessionária, fazendo parte da garantia de uso do mesmo.

Nesse caso, as análises são mais especializadas com um olhar voltado especificamente, para os detalhes daquele carro.

Também são utilizadas peças originais, de modo que os valores, ao final, podem sair um pouco salgados.

Mas, não é essencial que você submeta o seu veículo a esse tipo de revisão, podendo recorrer à alternativa de todo carro seminovo: as oficinas mecânicas.

Nesse caso, quem irá avaliar a capacidade do veículo é um profissional da área, mas que, na grande maioria das vezes, não possui uma especialização em determinado carro ou montadora.

Seu conhecimento é mais abrangente, o que pode ser uma ótima pedida. Além disso, ele também pode te trazer alternativas que garantam o bom funcionamento do seu veículo, sem precisar gastar muito.

 

Onde fazer a revisão do carro?

Algo que vale a pena reforçar, é que você sempre procure por oficinas que tenham boas referências, para ter um bom serviço prestado e segurança na manutenção.

Afinal, você está deixando um item que, essencialmente, precisa estar em perfeito funcionamento para garantir a sua segurança e a das pessoas que mais ama.

Então, apenas se associe com empresas de credibilidade.

Se quiser um bom serviço, com qualidade, competência, segurança e ótimos preços, venha fazer um orçamento em uma das oficinas do Grupo Vigorito.

Somos especialistas em revisões veiculares, sempre apresentando as melhores alternativas para manter seu carro em perfeito funcionamento!

 

 

Atendimento Online